top of page
  • Administrador do site

ÁRVORES RECICLADAS



No seguimento do repto lançado pela Coordenadora de Cidadania resolveram as docentes responsáveis pela disciplina das turmas do 7º ano da Escola Secundária de Valpaços, em conjunto com os seus alunos(as) das turmas A, B, C e D, abraçar o Projeto “ÁRVORES DE NATAL RECICLADAS”, iniciativa do Clube Valpaços+Verde criado pelo Plano de Apoio à Educação (PAE) e Espaços Verdes do Município, vendo nela a oportunidade de reforçar os laços de parceria entre as nossas instituições e que tão bem nos caracterizam e enaltecem em termos educativos.

A fase inicial deu-se com a apresentação do Projeto, propriamente dito aos alunos, esclarecendo-os sobre quais os objetivos que se pretendia que fossem alcançados. A tarefa que se seguiu não foi de todo tarefa fácil, já que a árvore a construir se destinava a ser colocada no exterior, e portanto sujeita a possíveis intempéries, para além de ter de se suster por si sem recurso a qualquer estrutura previamente concebida.

Reunidas e analisadas as diferentes propostas apresentadas procedeu-se ao estudo de viabilidade das mesmas presidido obrigatoriamente pela premissa do Desenvolvimento Sustentável, tema definido para ser trabalhado neste ano de escolaridade.

Economia em termos de custos, financeiros e ambientais, para além da simplicidade dos procedimentos de execução, dada a escassez de tempo de que disponhamos, foi o nosso lema.



A criatividade foi também ela a palavra de ordem ao longo de todo o processo. Idealizada que estava a nossa ÁRVORE, construída única e exclusivamente com recurso a garrafões da água de 5l, cheios com materiais diversos, desde castanhas, azeitona, palha, pinhas, terra, pedras…enfim e tudo o mais que se possa imaginar, mas que conferisse a autenticidade daquela que é a essência da nossa terra e dos nossos produtos, para além de reaproveitarmos alguns dos RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) presentes nas nossas casas também para o seu preenchimento. Dizer ainda que também os complementos, em termos de adereços, foram construídos com recurso aos mesmos, nomeadamente dos pacotes de leite e das caixas dos cereais.

Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável integram o conjunto da ÀRVORE RECICLADA, elencados visualmente nas faces das supostas prendas colocadas junto à árvore.

A pertinência do tema e o clima de camaradagem e entreajuda na realização das tarefas quer a nível dos discentes quer das docentes envolvidas foi, sem dúvida um dos pontos fortes desta experiência.

Quanto aos aspetos, menos positivos, nomeadamente a pouca criatividade e sentido de responsabilidade individual de alguns(as) discentes para a prossecução do projeto global, a par com a dificuldade na aquisição de alguns, são aspetos que continuaram a merecer a nossa atenção e como tal continuarem a ser trabalhos.

O Produto Final está à vista de todos.

Parabéns turmas. Juntos somos mais fortes!!!


Refira-se ainda para além da participação conjunta no Projeto "ÁRVORES RECICLADAS" por parte das turmas do 7.º ano [A, B, C e D] no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com

a disciplina de Educação Tecnológica, sob orientação das docentes Isabel Batista, Maria Ezequiel e Sónia Elias o contributo da turma do 8.º D com a sua árvore, construída igualmente a partir de Resíduos Sólidos Urbanos, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento sob a supervisão da docente Aurora Diogo, em colaboração com a coordenadora do projeto Eco-Escolas Cátia Borges.



As docentes

Isabel Batista

Maria Ezequiel

Sónia Elias



100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page