ConectAEV aproxima escola e comunidade: parcerias reforçadas para o futuro
- Administrador do site
- 4 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jun.

O Auditório da Escola Secundária de Valpaços foi palco, no dia de ontem, do ConectAEV – Encontro com os Stakeholders do Agrupamento de Escolas de Valpaços, uma iniciativa estratégica que reuniu representantes de instituições e empresas parceiras, diretores e coordenadores dos cursos profissionais, professores e responsáveis do agrupamento, numa clara aposta na aproximação entre a escola e o tecido empresarial e institucional valpacense.
A sessão foi guiada pelo diretor do Agrupamento, Alexandre Caetano, que abriu com uma mensagem de agradecimento pela presença dos parceiros num momento que se deseja de diálogo próximo. Depois fez um apelo à construção de uma escola aberta, participada e alinhada com os desafios do mercado de trabalho. “O papel da escola é também responder às necessidades do mundo empresarial e preparar os alunos para estarem à altura dos desafios que o mundo do trabalho tem para cada um deles”, destacou o diretor, sublinhando a importância do diálogo com os parceiros para identificar necessidades formativas e adaptar a oferta educativa.
Durante o encontro, os Stakeholders foram convidados a partilhar reflexões sobre o papel da escola na sociedade e a apresentar sugestões para o plano de ação do nosso agrupamento. Foram ainda discutidas as necessidades de formação da população ativa da região.
A sessão incluiu a divulgação do programa Erasmus+, que irá proporcionar experiências de mobilidade internacional a alunos e professores do ensino profissional, fruto da parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso. Seguiu-se a divulgação da oferta educativa e formativa para o próximo ano letivo, com destaque para os cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico Auxiliar de Farmácia, Técnico de Comunicação e Serviço Digital e Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores.
No final, os parceiros foram convidados a responder a um inquérito de satisfação e deixar contributos para melhorar a experiência de colaboração no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho (FCT). Conjuntamente, foram assinados os protocolos de cooperação entre o Agrupamento e as entidades e empresas presentes.
A sessão terminou com um porto de honra e convívio informal entre todos, simbolizando desta forma o reforço dos laços entre a escola e a comunidade.
O ConectAEV reafirma o compromisso do Agrupamento de Escolas de Valpaços com uma educação de qualidade, centrada nas necessidades dos alunos e do nosso território.
A direção
Comments