top of page
  • Administrador do site

Cursos profissionais: partilhar experiências…


No dia 3 de Junho de 2023, alguns alunos diplomados dos cursos profissionais do AEV, foram convidados para se deslocaram-se à Escola Secundária de Valpaços para partilharem, com os alunos dos cursos profissionais do terceiro ano do curso profissional Técnico de Informática – Sistemas, as suas experiências como ex-alunos de um curso profissional deste agrupamento e o seu prosseguimento de estudos ou percurso profissional.


Foi um dia cheio de conversas interessantes, onde foram partilhadas experiências, desafios, frustrações, superações e conquistas pelos alunos diplomados por este agrupamento, nos cursos profissionais de Informática aos jovens alunos que estão a terminar o seu curso Técnico de Informática - Sistemas (12º D – TIS).

Os alunos diplomados deram o seu testemunho acerca das suas vivências, quer no prosseguimento de estudos no ensino superior, quer na situação actual do mercado de trabalho e também partilharam os seus percursos de vida e as suas memórias da escola, enquanto alunos de um curso profissional, enriquecendo a experiência dos alunos que frequentam os cursos profissionais e promovendo a partilha de ex-alunos que já concluíram esta via de ensino. Com esta partilha de experiências pretende-se:

·       Inspirar e motivar os alunos finalistas dos cursos profissionais a prosseguirem os seus estudos e a alcançarem os seus objetivos profissionais, mostrando-lhes exemplos concretos de sucesso e de superação de desafios.

·       Informar e orientar os alunos atuais sobre as oportunidades e as exigências do mercado de trabalho, dando-lhes dicas e conselhos sobre como se prepararem e se destacarem nas suas áreas de interesse.

·       Estimular e fortalecer o sentido de pertença e de identidade dos alunos atuais com a escola e com o curso, criando laços de amizade e de cooperação entre as diferentes gerações de estudantes.

·       Valorizar e reconhecer o mérito e o talento dos ex-alunos, dando-lhes voz e espaço para partilharem as suas histórias, as suas conquistas e as suas aprendizagens ao longo do seu percurso académico e profissional.

Esta actividade revelou-se muito enriquecedora, por parte de todos os intervenientes, constituindo uma forma de valorizar o ensino profissional e de contribuir para a formação integral dos jovens que optam por esta via de ensino. Ao promover este tipo de partilha, a escola está a criar uma comunidade educativa mais dinâmica, diversa e solidária, em que todos podem aprender uns com os outros.


(Coordenação Cursos Profissionais AEV e professores componente tecnológica 12º D - TIS)

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page