top of page
  • Administrador do site

«Ensinar é fazer com que todos aprendam. Como?»



Na abertura do ano letivo, no passado dia 13 de setembro, decorreu uma Ação de Formação de Curta Duração para todos os docentes do Agrupamento, sob o título em epígrafe, organizada pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, e orientada pelo Prof. Miguel Portugal, com a colaboração da professora Valéria Lopes (assessora da Diretora) e pelo professor José Varela (Coordenador do Primeiro Ciclo).

Foram abordados e discutidos temas como: mitos e verdades acerca da educação inclusiva, como operar o sistema informático de registo de medidas de apoio para monitorização, como ensinar e avaliar, por exemplo, alunos com dislexia, como implementar uma avaliação para a aprendizagem, inclusive de alunos que necessitam de adaptações ao processo de avaliação.


Para concluir que a educação inclusiva é uma utopia, mas como, por exemplo, voar para nós também foi uma utopia, como foi o voto para as mulheres uma utopia, como a democracia continua a ser uma utopia... e não se trata de coisas vãs - por muito utópicas que possam ser/parecer não deixam de ser coisas importantes pelas quais vale a pena lutar.


Assim é o caso da educação inclusiva, em prole da justiça social, para que todos possam aprender o máximo que as suas capacidades o permitam.

Os professores têm que atualizar os seus conhecimentos em educação, já que o professor é um eterno estudante - foi o que fizemos.

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page