Na abertura do ano letivo, no passado dia 13 de setembro, decorreu uma Ação de Formação de Curta Duração para todos os docentes do Agrupamento, sob o título em epígrafe, organizada pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, e orientada pelo Prof. Miguel Portugal, com a colaboração da professora Valéria Lopes (assessora da Diretora) e pelo professor José Varela (Coordenador do Primeiro Ciclo).
Foram abordados e discutidos temas como: mitos e verdades acerca da educação inclusiva, como operar o sistema informático de registo de medidas de apoio para monitorização, como ensinar e avaliar, por exemplo, alunos com dislexia, como implementar uma avaliação para a aprendizagem, inclusive de alunos que necessitam de adaptações ao processo de avaliação.
Para concluir que a educação inclusiva é uma utopia, mas como, por exemplo, voar para nós também foi uma utopia, como foi o voto para as mulheres uma utopia, como a democracia continua a ser uma utopia... e não se trata de coisas vãs - por muito utópicas que possam ser/parecer não deixam de ser coisas importantes pelas quais vale a pena lutar.
Assim é o caso da educação inclusiva, em prole da justiça social, para que todos possam aprender o máximo que as suas capacidades o permitam.
Os professores têm que atualizar os seus conhecimentos em educação, já que o professor é um eterno estudante - foi o que fizemos.