No passado sábado, 18 de maio, os alunos de 10º ano, Joana Lopes, Guilherme Chaves e Ricardo Alves deslocaram-se à universidade de Aveiro a fim de participarem na Final das olimpíadas da Química Mais 2019.
Recordo que, no dia 9 de março, estes alunos ganharam a semifinal realizada em Vila Real, e logo após o acontecimento, orientados pelas suas professoras, Clara Reis e Eduarda Martinho, iniciaram, numa corrida contra o tempo, um processo de preparação. Tinham a árdua tarefa de assimilar todos os conteúdos do programa de Química de 11º ano. Empreitada praticamente impossível para quem não quer descurar o desempenho académico do seu currículo escolar de 10º ano aonde as classificações obtidas são determinantes.
Nesta final encontravam-se alunos de norte a sul do país e da região autónoma dos açores e foi constituída por duas partes: uma prova prática, no período da manhã e outra teórica, no período da tarde.
Os nossos alunos saíram confiantes da prova prática mas desolados da prova teórica. Num tom de desânimo e desabafo confessaram: “a sorte não jogou a nosso favor! ”; ” saiu uma das últimas partes do programa de 11º ano, oxidação-redução ! ”. Que pena! Apesar dos esforços realizados, o tempo disponível não nos tinha permitido abordar todos os temas tendo sido a oxidação redução, um deles.
No final da tarde, após o apuramento e divulgação dos resultados houve um lanche convívio enriquecido com um bolo decorado com a suposta primitiva Tabela periódica de Mendeleev assente na lei das tríadas de Dobereiner.
Fazendo um balanço à experiência esta foi considerada quer pelos alunos quer pelas professoras envolvidas muito enriquecedora dado que ambos tiveram oportunidade de conhecer alunos e professores de todo o país bem como contactar pessoalmente com os mais prestigiados membros da sociedade Portuguesa de Química.
Não trouxemos nenhum prémio, de facto! Mas viemos mais ricos, pois já dizia Leonar-do da Vinci: “… Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende...”
MUITO OBRIGADA AOS ALUNOS POR NÃO DESISTIREM E A SEUS PAIS POR OS TEREM ACOMPANHADO E APOIADO.
Clara Reis e Eduarda Martinho
コメント