• Administrador do site

Ida ao Teatro /Farsa de Inês Pereira


Os alunos do ensino secundário e ensino profissional do Agrupamento de Escolas de Valpaços assistiram, na manhã de quarta-feira, 16 de Março, à representação da peça “Farsa de Inês Pereira”, no Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira, integrada no Ciclo de Teatro Vicentino.



A iniciativa surge no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município de Valpaços e a Filandorra - Teatro do Nordeste.


A “Ida ao Teatro” é uma das propostas de atividades do Departamento de Português, que visa proporcionar uma visão mais integrada das diversas expressões artísticas, de modo a desenvolver nos alunos uma sensibilidade estética global, e ainda motivar para o estudo de autor(es) e obra(s) do programa da disciplina.


Com encenação de David Carvalho, a Farsa de Inês Pereira “é uma divertida comédia de carateres e costumes, que conta a história de Inês Pereira, jovem caprichosa e ambiciosa, que anda encantada por Brás da Mata, galante combatente, mas é pressionada a casar com Pêro Marques, um lavrador simples e sem cultura. É na escolha de pretendentes e suas consequências que se centra esta farsa vicentina, uma das mais divertidas e satíricas da vida quotidiana do tempo de Gil Vicente.


A versão da Filandorra respeita o texto original, que é transposto para o século XXI, centrado na figura de Inês Pereira, uma jovem “casadoira”. Todo o contínuo da solução dramatúrgica traz o texto para a intemporalidade da obra vicentina.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo