top of page
  • Administrador do site

Semana das línguas


Decorreu nos dias 19, 20, 21 e 22 do mês de março a comemoração da Semana das Línguas do Agrupamento de Escolas de Valpaços. As atividades propostas tiveram como objetivos principais sensibilizar os alunos para a importância da aprendizagem das línguas e promover o conhecimento da diversidade linguística e cultural e de algumas tradições das línguas francesa, inglesa e espanhola. No dia 19, de manhã, os alunos da escola José dos Anjos juntaram-se aos alunos do 3º ciclo e secundário da escola Secundária de Valpaços para participarem ativa e entusiasticamente em todas as atividades propostas no Peddy-paper (com 15 postos de atividades lúdicas e culturais espalhados por todo o espaço escolar); à tarde, na escola secundária, a comunidade educativa conviveu num lanche multicultural (preparado pelos alunos, pais e professoras, com a ajuda das assistentes operacionais) com iguarias gastronómicas anglo-saxónicas, espanholas e francesas.



No dia 20, de manhã, professores e alunos aqueceram as suas vozes num animado karaoke, onde cantaram canções nas línguas estrangeiras.

No dia 21, à tarde, foi a vez das turmas dos 2.º e 3.º ciclos da Escola EB 2/3 José do Anjos de Carrazedo de Montenegro desfrutarem de um lanche anglo-francês, organizado pelas docentes destas disciplinas. Este momento de convívio e de partilha contou com a participação de alunos e pais que contribuíram com a confeção de iguarias representativas das culturas inglesa, americana e francesa.


No 1º ciclo, no dia 22, à tarde, foi organizado um lanche, denominado "Five o’clock tea", para toda a comunidade educativa em Lebução, Vilarandelo e no Centro Escolar de Valpaços. Este “banquete” encontrava-se repleto de iguarias típicas, confecionadas pelos alunos. Também os alunos da escola básica EB2 Júlio do Carvalhal celebraram a semana das línguas com muito entusiasmo: leram poemas em Inglês numa atividade articulada com a coordenadora da biblioteca, a Educadora Anabela Penas; deliciaram-se com um "brunch" e um lanche de iguarias: pancakes, bacon and eggs, scones, crêpes, chips, etc. Para além disso, revelaram os seus talentos cantando e encantando em várias línguas: inglês, francês e espanhol! A Semana das Línguas celebrou-se com grande entusiasmo, animação e participação de todos. As atividades foram deliciosas e divertidas, sendo o sucesso de todas as atividades o reflexo do empenho de todos os envolvidos: professores, assistentes operacionais, alunos e encarregados de educação.


Este ano foram convidados os Encarregados de Educação para se juntarem à festa e participarem no Peddy-paper, lanche multicultural ou karaoke, certos de que a participação deles constituiria uma mais valia na dinamização deste evento. Temos pena que ainda não tivesse sido possível desta vez! Aguardamos para que isso se concretize no próximo ano!

Agradecemos ao Intermarché, à padaria Juvenal, à padaria Pereira pelos produtos oferecidos, à representante da Texto Editores pelos prémios oferecidos, à associação de estudantes pela colaboração no karaoke e ao aluno Alexandre Sanches por tê-lo apresentado de forma tão brilhante, e a todos os que participaram, dinamizaram e sensibilizaram a comunidade educativa para a importância das línguas no mundo em que vivemos, direta ou indiretamente.


O nosso muito obrigado!

Os docentes do Departamento de Línguas Estrangeiras

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page