top of page
  • Administrador do site

Visita de estudo ao Hospital da Santa Casa da Misericórdia


Nos dias oito e nove dos mês de Abril, os alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, do 11.ºE e do 12.ºD visitaram o moderno, próximo e completo, Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços. A visita foi guiada pela simpática e muito profissional enfermeira Diretora, Susana Pedro, que nos explicou o funcionamento de cada serviço, bem como, a interação entre serviços, no sentido de permitir cuidados completos e eficazes aos utentes.



Passamos pela Unidade de Cuidados Continuados (com capacidade para 22 utentes e visa responder a pessoas em processo de recuperação, promovendo a sua autonomia e reintegração familiar e na sociedade), Fisioterapia, Bloco Operatório/Serviço de Esterilização, Internamento, Laboratório de Análises Clínicas, Serviço de Imagiologia, Serviço de Atendimento Permanente (SAP) e ainda pelo Serviço de Consultas Externas.

Durante a visita verificamos que cada serviço está dotado de sofisticados aparelhos, que garantem a segurança e eficácia no atendimento à população. No serviço de Imagiologia (RX, Ecografia, TAC, etc) foi-nos explicado que além do investimento na compra dos aparelhos, há custos elevados na manutenção dos mesmos, bem como, na manutenção da estrutura para garantir a segurança de todos.

Foi uma experiência muito significativa para os alunos, porque tiveram contacto real com os materiais e procedimentos abordados no curso.

Agradeço a disponibilidade do Diretor Hospitalar, Sr. Fernando Fernandes e da Enfermeira Diretora, Susana Pedro, bem como aos diferentes profissionais que fomos encontrando ao logo da visita, e que nos receberam com um sorriso. Um agradecimento especial à Coordenadora do serviço de Imagiologia, Técnica Cristina Rodrigues, que nos mostrou os aparelhos e as instalações e nos alertou para as condições de segurança que um serviço destes precisa de ter para estarmos devidamente protegidos.

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page