top of page
  • Rosa Fernandes

Da bolota…. à reflorestação!

Em outubro de 2017, as crianças da turma JI-3 anos do Centro Escolar de Valpaços ficaram bastante sensibilizadas com a vaga de incêndios no nosso país. Relatavam as imagens que viam nos meios de comunicação social: “as árvores estão todas queimadinhas…”. Perante esta preocupação/interesse das crianças refletimos juntos como poderíamos ajudar/proteger a natureza? Após alguma pesquisa “descobrimos” os carvalhos tão característicos da nossa flora (planta autóctone). Decidimos semear bolotas em vasos improvisados (reutilização de garrafões de plástico) e esperar…regamos/cuidamos e observamos rebentos que se transformaram em pequenas plantas robustas e verdejantes.

Agendou-se no 3º período a reflorestação com a colaboração da Engenheira Paula da Autarquia, contudo com as condições climatérica adversas não foi possível a realização da atividade (temperaturas muito elevadas e solo seco). Por sugestão da Eng. Paula transplantamos os nossos carvalhos para o viveiro da Autarquia e aí continuaram a crescer aguardando o outono 2018. Finalmente chegou o momento tão desejado por todos: colaborar na reflorestação da floresta plantando os nossos carvalhos. Aconteceu no dia 14 de novembro de 2018, no monte do Cabeço.

Aqui fica o registo fotográfico de todo o processo desde a sementeira à plantação no terreno. Há que sensibilizar as crianças/jovens de que a partir de gestos simples preservaremos o futuro das nossas florestas!

Educadora: Rosa Fernandes

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page