
Canal de denúncias do Agrupamento de Escolas de Valpaços
O regime geral de proteção de denunciantes de infrações disposto na Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, protege a pessoa singular que denuncie ou divulgue publicamente uma infração cometida.
â
Assegura-se a confidencialidade do processo de denúncia. A identidade do denunciante só será divulgada em decorrência de obrigação legal ou de decisão judicial. O Canal de Denúncia assume um caráter essencialmente preventivo, sendo um instrumento de autorregulação e autocontrolo que permitirá ao Agrupamento de Escolas de Valpaços, perante factos conhecidos e relatados de boa-fé, atuar e corrigir eventuais atuações ilícitas e prevenir a sua ocorrência futura, garantindo o cumprimento da lei, regulamentos e procedimentos em vigor. Trata-se de uma atuação exclusivamente orientada para a prossecução do interesse público.
â
O Agrupamento de Escolas de Valpaços disponibiliza o presente canal de denúncias destinado a qualquer pessoa, alunos, encarregados de educação, docentes, não docentes e membros da comunidade escolar, para que possam transmitir, de forma direta e confidencial, qualquer prática menos lícita ou alegada irregularidade, denunciando situações como abuso de poder, assédio, fraude, entre outros.â
Tipos de Denúncias
Interna*: Relata infrações ocorridas dentro da entidade.
â
Externa*: Reporta infrações às autoridades competentes, conforme a Lei n.º 93/2021.
â
Como pretende efetuar a denúncia ?
Confidencial (não anônima)* : A sua identidade será conhecida apenas por quem tratar o caso, mantendo sigilo absoluto dentro da organização.
â
Anônima*: Sua identidade não será revelada em nenhum momento, mas pode dificultar futuras proteções legais.
Eventuais reclamações relativas à qualidade dos serviços prestados devem ser comunicadas através do atual meio de contacto disponível (geral@aevalpacos.pt).