top of page
  • Alexandre Caetano

Cidadania Ativa – Projeto “Dress a Girl around the world - Portugal - Valpaços”

“Dress a Girl around the world” Portugal é um movimento de voluntariado, alavancado na ONG Americana com o mesmo nome, cujo objetivo é fazer vestidos e calções para doar a crianças em países em desenvolvimento, reconhecendo-lhes, desta forma, a sua dignidade, possibilitando-lhes mais proteção, assim como permitindo que todas elas sintam uma esperança renovada num futuro mais risonho.

Este projeto surgiu no nosso Agrupamento de Escolas de Valpaços através da Drª Liliana Chaves, técnica do PIICIE*, que oportunamente lançou o desafio às turmas e docentes de Cidadania e Desenvolvimento dos sétimos anos de escolaridade. Após a apresentação, docentes e alunos ficaram motivados para o desenvolvimento do projeto “Dress a Girl around the world”, razão pela qual pode já ser notório, para toda a comunidade educativa, algumas atividades e iniciativas realizadas neste âmbito.

Na planificação do projeto, é justo salientar o contributo dos docentes das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento (Cynthia Coelho, Patrícia Pinheiro e Ricardo Batista) e de Educação Tecnológica (Maria Ezequiel Dinis e Marta Miranda), assim como o contributo da Drª Liliana Chaves, impulsionadora do projeto em Valpaços; foram ainda consideradas as sugestões e considerações dadas pelos nossos alunos e apresentadas pelos referidos professores.

Com a finalidade uniformizar o trabalho a desenvolver por cada uma das turmas, quer quanto a procedimentos, quer quanto à tipologia das atividades e conteúdos explorados, definiu-se o eventual contributo que outras disciplinas** do currículo podem dar ao seu desenvolvimento, não ficando, deste modo, reduzido tão-somente à confeção de vestidos e calções. Assim, cada turma, além da confeção das roupas, ficará encarregue de elaborar um trabalho de pesquisa, seleção e tratamento de informação (bandeira do país; localização geográfica, com o respetivo mapa, e breve descrição da localização; sistema político; distribuição da população em género e grupos etários; cultura e tradições; atividades económicas) correspondente a um país pertencente aos PALOP, para que desta forma se trabalhe, entre outros, o domínio da Interculturalidade. Tal empreendimento resultará num espaço de exposição nas Escola EB 2, 3 José dos Anjos e Escola Secundária de Valpaços.

Mais informações acerca deste projeto poderão ser obtidas exposições em cada um dos polivalentes das escolas, local também próprio para colocar a sua doação de tecidos para a confeção dos vestidos e calções. Ajude-nos a ajudar.

O coordenador de Cidadania e Desenvolvimento Alexandre Caetano

* Projeto Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Câmara Municipal de Valpaços. ** Disciplinas cooperantes no desenvolvimento do projeto: Geografia, Educação Visual, Educação Tecnológica, Português, Matemática, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Cidadania e Desenvolvimento.

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page