• Clara Reis (professora do AEV)

Equipa de Valpaços ganha o 1º prémio na semifinal de química +


Os alunos de 10.º ano Joana Lopes, Ricardo Alves e Guilherme Chaves da escola secundária de Valpaços, acompanhados pela professora Eduarda Martinho deslocaram-se, no passado dia 9 de Março, à UTAD, carregados de esperança, sonhos e saberes, a fim e participarem, em equipa, numa das semifinais de Química mais.

Este evento supervisionado pela Sociedade Portuguesa de Química, foi realizado em simultâneo, em oito universidades de norte a sul do país. As questões da prova teórica foram maioritariamente sobre a T. P. , já que, 2019 é o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, resolução das Nações Unidas e da UNESCO para celebrar a criação de uma das ferramentas mais importantes na história da ciência.

Os discentes, segundo relatou a professora, estavam inseguros da sua sapiência, sentimento tão comum nos alunos das pequenas escolas públicas do interior deste país, onde é muitas vezes, pela tutela, desvalorizada a sua importância. Os outros participantes são da nossa idade, perguntava um? Parecem mais velhos, dizia outro! O nervosismo acentuou-se ao perceberem que as outras equipas participantes eram constituídas por alunos de 10º, 11º e 12º anos.

Das doze equipas oriundas de vários pontos da região norte apenas uma poderia transitar para a final, a realizar em Aveiro a 18 de Maio. Mesmo assim, encorajados pela professora, não desanimaram e pelas onze horas da manhã dirigiram-se timidamente para o auditório de geociências, onde prestaram um brilhante desempenho, obtendo a excelente classificação de 99/100, a melhor de todas as provas.

Segundo os alunos, foi emocionante, ouvir anunciar os resultados da prova no final da tarde e ainda incrédulos dirigiram-se ao palco a fim de receber o prémio colectivo a as medalhas individuais.

A EQUIPA ARRECADOU O PRIMEIRO PRÉMIO, QUE NOS HONRA A TODOS.

Apesar das contrariedades encontradas, e foram várias, valeu todo o esforço realizado pelos alunos, pelos seus pais e pelas suas professoras de Física e Química A.

As docentes do grupo disciplinar de Física e química felicitam os seus alunos e congratulam-se pelo resultado alcançado.

Obrigada Joana, Ricardo e Guilherme

Clara Reis

170 visualizações

Localização

Contactos

Tel : (+351) 278 717 163
Fax : (+351) 278 717 165
Email : aev@aevalpacos.pt

Morada

Avenida Estádio da Cruz
5430-461 Valpaços - Portugal

© Copyright 2017 por AEV