Alunos do Agrupamento de Valpaços aprendem técnicas de primeiros socorros que podem salvar vidas…
- Administrador do site
- 19 de jun.
- 2 min de leitura

Durante o mês de maio, na Escola Secundária de Valpaços, a enfermeira Sofia Cruz realizou duas sessões dirigidas a todas as turmas de 9.º ano sobre Suporte Básico de Vida (SBV). Assim, estas sessões realizaram-se sob orientação das professoras Carmen Carvalho, no 9.ºA, Fernanda Guerra, nos 9.ºB e 9.ºC, e Cecília Castro, nos 9.ºD e 9.ºE. Na Escola EB2,3 José dos Anjos - Carrazedo de Montenegro, esta ação foi realizada pela Corporação dos Bombeiros locais. A ação educativa teve como objetivo capacitar alunos com conhecimentos essenciais em primeiros socorros.
Durante o evento, a enfermeira salientou a importância da cadeia de sobrevivência, demonstrou técnicas fundamentais como a reanimação cardiopulmonar (RCP), a desobstrução da via aérea em caso de engasgamento e a correta utilização do número de emergência (112), bem como a Posição Lateral de Segurança - PLS. Os alunos tiveram a oportunidade de praticar manobras em manequim, simulando situações reais de paragem cardiorrespiratória e PLS.
"A informação salva vidas “Ensinar SBV para crianças e jovens” é uma forma de ensinar como agir em momentos críticos, até a chegada de socorro especializado, destacou a enfermeira.
Este tema, além de estar inserido nos conteúdos programáticos do 9.º ano, também faz parte do projeto de Promoção e Educação para a Saúde - PES, da Escola, que visa dotar os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a tomar decisões adequadas ao seu bem-estar e integração pessoal e social. Professores e Encarregados de Educação elogiaram a iniciativa, destacando a importância de ter sido inserido no ambiente escolar.
"Achei muito interessante e importante. Agora sei o que fazer se alguém desmaiar ou parar de respirar", diziam alguns alunos do 9.º ano.
As professoras e a Equipa da Saúde
Comments