top of page
  • Administrador do site

“Ação de formação de curta duração no âmbito da promoção da saúde mental em contexto escolar”


No dia 18 de janeiro decorreu, no auditório Arte e Cultura Luís Teixeira, uma ação de formação de curta duração dirigida aos agentes educativos (14h15-17h15) e pais/encarregados de educação(17h30-19h30) dos alunos do Agrupamento de Escolas de Valpaços.

A atividade surge no âmbito do programa “+ contigo” que tem como principais objetivos a promoção da saúde mental e a prevenção de comportamentos suicidários em contexto escolar.



Esta formação foi dinamizada pelo Enfermeiro Jorge Façanha, Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria e Coordenador do referido programa, abordando a importância da eliminação do estigma existente quanto à saúde mental, a adolescência e os fatores de risco e proteção para comportamentos suicidários nesta faixa etária.

Esteve também presente a equipa local “+ contigo”, constituída pelo Enfermeiro Ivo Barreira, Professora Maria João Travancas, Dr. Paulo Ribeiro - Psicólogo, Enfermeira Sofia Cruz, Dra. Vera Pereira – Psicóloga, equipa responsável pela aplicação do programa em contexto escolar e, neste ano letivo, dirigida aos alunos de 7º ano.

Um especial agradecimento pela presença e colaboração em todo o processo ao Dr. Gustavo Coelho, médico de saúde pública, à Senhora Diretora do Agrupamento de Escolas, Prof. Dra. Alexandra Doutel e à Senhora Vereadora da Educação do Município de Valpaços, Dra. Teresa Pavão.

Foi, sem dúvida, um momento profícuo de partilha e aprendizagem em prol da saúde mental!


153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page