Ação de sensibilização: A utilização saudável dos ecrãs
- Administrador do site
- há 11 horas
- 1 min de leitura

Ao longo do mês de novembro, realizou-se no Agrupamento de Escolas de Valpaços (Escola Secundária de Valpaços e Escola José dos Anjos, Carrazedo de Montenegro) uma ação de sensibilização, dirigida aos alunos do oitavo ano, sobre os riscos associados à utilização das novas tecnologias, principalmente os efeitos da exposição prolongada a ecrãs (telemóveis, computadores, tablets, televisão...), ao nível da saúde mental.
Esta atividade foi organizada no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde – PES, em estreita colaboração com o Serviço de Psicologia e Orientação - SPO e o Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário - PDPSC e teve como principal objetivo promover hábitos equilibrados e conscientes de utilização dos ecrãs, de modo a reduzir os riscos associados ao seu uso excessivo e incentivar comportamentos digitais saudáveis.
Durante as sessões, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre as práticas de utilização das novas tecnologias, bem como aumentar os conhecimentos sobre os riscos e os impactos da exposição aos ecrãs (quer na saúde física como no bem-estar psicológico e no rendimento escolar), desenvolvendo competências de literacia digital e de práticas de utilização equilibrada.
Os alunos demonstraram grande interesse e envolveram-se ativamente em cada sessão, através da partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas. Destaca-se a importância deste tipo de iniciativas no contexto escolar. Numa altura em que a tecnologia faz parte do quotidiano dos jovens, reforça-se a necessidade de desenvolver competências de literacia digital crítica, sendo imperativo continuar a promover uma cultura de uso consciente e seguro das tecnologias entre toda a comunidade educativa.
A Coordenadora do PES -Fernanda Guerra
e do Serviço de Psicologia e Orientação – SPO, o Dr. Alexandre Alves.








Comentários