top of page
  • jtbrilhante

Ação de sensibilização : reciclagem dos Óleos Alimentares Usados

Atualizado: 13 de mar. de 2023

Óleos Alimentares Usados (OAU) são um resíduo com alguma importância ao nível dos hábitos domésticos das famílias, resultando da fritura de alimentos. Devido à sua complexidade e elevado potencial de contaminação das ETARs e dos recursos hídricos, é fundamental a sua separação e encaminhamento.

No âmbito do projeto Ciência Viva, em parceria com o município de Valpaços tendo como objetivo a sensibilização da comunidade educativa para a recolha e reciclagem do óleo alimentar usado em casa dos nossos alunos, foi promovida uma ação de sensibilização para os alunos do 2º e 3º ciclos do agrupamento. Assim, com a colaboração de técnicos municipais, realizaram-se nos dias 14 e 15 de Dezembro três seções onde foram demonstradas as vantagens da reciclagem de óleos para fins subsidiários ( produção de sabão ou de velas, produção de biodiesel ) bem como a forma mais adequada de se fazer a sua recolha.

No seguimento desta ação de sensibilização, num futuro próximo, irão ser colocados “oleões” nas escolas, José dos Anjos, Júlio do Carvalhal e secundária de Valpaços e aguardamos o cooperação de toda a comunidade educativa.

Com esta atividade o clube de ciência viva pretende contribuir para uma recolha mais eficaz e garantir o destino adequado ao produto recolhido (OAU).


O clube da Ciência Viva do AEV, Prof Clara Reis



104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page