Mais um ano letivo passou pelo nosso Centro Qualifica. Foi um ano muito exigente, cheio de trabalho, novos começos e aprendizagens, mas estamos de volta, com energias renovadas, para iniciar, da melhor forma possível, o ano letivo 2024/2025.
Muitos foram já, os adultos que se dirigiram ao nosso Centro Qualifica no sentido de encontrar uma solução para aumentar a sua qualificação escolar e/ou profissional. Para nós, foi um prazer poder receber, encaminhar e acompanhar o percurso realizado por cada candidato, no sentido de poder reconhecer todas as competências adquiridas ao longo da vida. Neste novo ano letivo pretendemos qualificar mais adultos, para que possam realizar com mais facilidade os seus objetivos de vida.
Um processo de RVCC pretende reconhecer, validar e certificar as competências adquiridas pelo adulto nos vários contextos de vida, formais, informais e não formais, porque muitas são as aprendizagens que diariamente adquirimos e das quais nem sempre temos consciência. Para nós, poder levar cada adulto a refletir sobre elas e sobre a importância que cada uma tem na sua vida, proporcionando mais autoconhecimento e autoestima a partir dessa reflexão, é muito gratificante. Já certificámos adultos no nível básico e alguns aprenderam a ler e a escrever, viram iniciadas ou reforçadas as suas competências digitais, refletiram sobre cidadania e o seu papel de cidadãos.
Certificámos adultos no nível secundário e profissional nas áreas de Técnico/a de Ação Educativa e Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade.
No X Seminário realizado pela Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos- (APEFA)-2024, no dia 05 de julho, a valorização da educação para adultos foi referida como prioritária e os Centros Qualifica como sendo um meio que o proporciona.
Foi referido que muito há ainda a fazer para erradicar o analfabetismo em Portugal, mas que nunca é tarde demais para aprender. Que todos estamos numa constante aprendizagem, mas que, para aqueles que viram o seu percurso de aquisição de competências formais, interrompido precocemente, se torna mais prioritário.
Foi feita uma reflexão sobre as enormes mudanças que ocorrerem na educação desde o 25 de abril de 1974 e sobre o impacto gerado pelo poder da liberdade. No entanto, esta não pode ser tida como garantida e será necessário trabalhar para a manter porque um povo com conhecimentos será mais democrático. Que o empoderamento é decisivo como condição de participação ativa e consciente e que mais qualificação leva a mais participação. Temos de acreditar nos grandes benefícios da educação e formação de adultos para que possam investir numa intervenção mais participativa que os leva a persistir na realização dos seus sonhos.
Foi muito gratificante perceber que o Centro Qualifica de Valpaços está no caminho traçado pela ANQEP, do encaminhamento e certificação total, em processos de RVCC, que levam à atribuição dos incentivos financeiros que existem para ser distribuídos aos adultos que pretendem obter mais qualificação.
Resta-me agradecer aos candidatos que acreditaram em nós e no nosso trabalho e a todos os professores, administrativos e formadores que já fizeram parte das várias equipas que compõem todos os anos o Centro Qualifica e que trabalharam e continuarão a trabalhar para a obtenção destes resultados. Mantemo-nos de portas abertas para receber quem nos procura e tudo faremos para realizar um bom encaminhamento e conclusão dos vários percursos em mais um ano escolar que agora se inicia.
A Coordenadora
Isabel Magalhães
Comments