• Administrador do site

Como cuidar dos nossos “Velhos”

Atualizado: 7 de dez. de 2021


Como cuidar dos nossos “Velhos”


A 16 de novembro de 2021, pelas 14h30, teve lugar no Auditório da Escola Secundária de Valpaços, uma palestra de sensibilização para os cuidados geriátricos, organizada pelos alunos do Curso Técnico Auxiliar de Saúde dos 1.º, 2.º e 3.º anos e respetivas formadoras das disciplinas de Saúde e Higiene, Saúde e Cuidados Gerais.



A sessão foi dinamizada pelo Enfermeiro Jorge Araújo, antigo aluno da nossa escola, enfermeiro especialista em Liderança e Gestão de Equipas Hospitalares, com formação e vasta experiência em Geriatria e Psico-Geriatria.


Desde o início da pandemia atuou como enfermeiro coordenador em várias instituições do País. Formador do “Curso de Abordagem ao Idoso Institucionalizado” promovido pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.


Docente universitário convidado, assim como orador em palestras a nível nacional e internacional sobre “Maus tratos a idosos”, estando a implementar em Portugal um programa para eliminação das medidas de contenção a idosos nas instituições.


Entre outros objetivos, pretendeu-se sensibilizar os alunos para a importância da formação desta área de modo a capacitar os futuros TAS para cuidar do idoso respondendo às suas necessidades, estimulando a colaboração dos familiares, sensibilizando para pequenos gestos que podem contribuir para tornar mais saudáveis e felizes os dias das pessoas cuidadas e compreendendo os estados mentais das pessoas idosas e em particular de pessoas com condições de saúde crónicas ou demências.


Agradecemos ao Enfermeiro Jorge Araújo a total disponibilidade com que abraçou o nosso convite. A sua colaboração ultrapassou as expectativas dos alunos e professores e traduziu-se num enriquecimento pessoal e profissional, para todos os que puderam assistir à mesma.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo