top of page
  • jtbrilhante

Dia Aberto da UTAD


Nos dias 5, 6 e 7 de maio, o Departamento de Ciências Experimentais e Naturais participou no “Dia Aberto da UTAD”, atividade constante do PAA.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) organizou a 20ª edição do Dia Aberto, uma iniciativa voltada para os alunos das escolas secundárias e destinada a desafiá-los a conhecer a ciência que se faz na instituição e os cientistas que a põem em prática.

A universidade colocou ao dispor 65 “desafios”, abrangendo todas as áreas científicas da Universidade. Sendo os destinatários futuros estudantes do ensino superior, foi uma boa oportunidade para, através de filmes, visitas, demonstrações interativas, experiências em laboratórios e workshops, tudo em ambiente virtual, conhecerem a instituição por dentro com o que de melhor tem para oferecer. As várias atividades decorreram em formato online e os alunos procederam atempadamente à sua inscrição nos diferentes desafios.

Os alunos do 11º ano das turmas B e C participaram, individualmente ou em pequenos grupos, em várias atividades/ações, das quais constam atividades do departamento de Engenharia Civil, Matemática Aplicada e Robótica, Biomedicina, Genética e Investigação Química, tendo sido necessário recorrer à utilização dos computadores da biblioteca escolar.

Os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde, das turmas 10º C e 11º D, participaram em três sessões online, durante as aulas da disciplina técnica de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais (HSCG). As sessões selecionadas foram sobre os temas relacionados com o curso, nomeadamente: Microscópio e células; A importância da análise de urina e a Composição do corpo humano. As sessões foram muito esclarecedoras e abordaram assuntos lecionados nas aulas tendo os alunos participado ativamente nas questões que os docentes colocaram considerando a iniciativa bastante interessante.


Este ano, a atividade decorreu de forma atípica, mas com o mesmo sucesso de anos anteriores.


O departamento de Ciências Experimentais e Naturais

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page