Diagnóstico da Fluência Leitora: Duas Semanas de Leituras, de Lianor e de Joaninhas.
- BEs Valpaços
- há 11 minutos
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Entre os dias 9 e 18 de junho, todos os alunos do 2.º ano do Agrupamento de Escolas de Valpaços participaram no Diagnóstico da Fluência Leitora, uma iniciativa do IAVE, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
Este diagnóstico pretende avaliar a fluência na leitura em voz alta — uma componente essencial no desenvolvimento da competência leitora. Cada aluno leu individualmente um texto, durante um minuto, sendo registados a velocidade e a precisão da leitura.
Enquanto os alunos realizavam o diagnóstico, as bibliotecas escolares dinamizaram atividades complementares de leitura e expressão, criando um ambiente de motivação e envolvimento com os livros.
Inspirados na proposta da RBE “A misteriosa viagem de Lianor”, os alunos participaram em momentos de leitura expressiva, jogos de palavras e atividades criativas com base no poema “Descalça vai para a fonte”, de Luís de Camões.
A biblioteca transformou-se num espaço de descoberta:
Leitura e interpretação do poema de Camões;
Jogos literários, quizzes e desafios de vocabulário;
Expressão plástica com ilustrações e colagens da personagem de Lianor;
Expressão corporal e sensorial, recriando o ambiente do poema com sons e movimento.
Estas atividades permitiram aos alunos vivenciar a poesia de forma lúdica e significativa, enquanto aguardavam a sua vez para realizar o diagnóstico.
Na Escola Básica de Lebução, onde não existe biblioteca escolar e a turma é mista (com alunos do 1.º ao 4.º ano), a atividade teve uma dinâmica adaptada.
Como havia apenas dois alunos do 2.º ano, estes realizaram o diagnóstico individualmente, enquanto os restantes colegas desenvolveram, na sala de aula, atividades de leitura com textos diferentes, mas com o mesmo espírito de promoção da fluência e gosto pela leitura.
Após a conclusão das provas, toda a turma — incluindo o grupo do pré-escolar — foi surpreendida com um teatro de fantoches intitulado “A Joaninha Resmungona”. Esta apresentação foi seguida de uma atividade de origami, onde todos construíram a sua própria joaninha, unindo expressão artística e motricidade fina.
O diagnóstico da fluência leitora foi mais do que uma avaliação: foi uma oportunidade para os alunos explorarem a leitura de forma prazerosa, criativa e colaborativa.
A articulação entre professores, bibliotecas e turmas foi essencial para garantir que todos os alunos se sentissem envolvidos — mesmo em contextos diferentes, como o da escola de Lebução.
Agradecemos a todos os que contribuíram para tornar este momento tão rico: diretor, subdiretor, coordenadores de estabelecimento, professores e educadores titulares de turma, equipa da biblioteca escolar e, claro, os nossos leitores em crescimento!
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