top of page
  • Administrador do site

“ERA UMA VEZ UMA EMBALAGEM…”


No passado dia 13 de março, no período da tarde, os alunos do 7º ano de escolaridade da Escola Secundária de Valpaços dinamizaram, no âmbito do Trabalho de Projeto desenvolvido em Cidadania, em articulação com a disciplina de Educação Tecnológica, um workshop subordinado ao tema “Era uma vez uma Embalagem…”, com os(as) meninos(as) do Centro Escolar do nosso agrupamento, mais concretamente, das turmas do 3º e 4º anos de escolaridade. Para esta iniciativa contaram os mesmos com o apoio e supervisão das docentes responsáveis pela disciplina em questão, Isabel Batista, Maria Ezequiel e Sónia Elias, em articulação com o Projeto Eco Escolas, na pessoa da sua Coordenadora, Cátia Duro, e ainda com a colaboração dos docentes Carla Eiras, Deolinda Ricardo e Fernando Funtão. Após uma calorosa receção, os nossos alunos começaram por fazer uma breve contextualização do projeto e dos seus objetivos e passaram à organização de pequenos grupos de trabalho, dentro das respetivas turmas. Em seguida, forneceram-lhes materiais de base, embalagens de ovos, e deram-lhes orientações metodológicas, bem como o necessário acompanhamento e supervisão na execução do coelhinho da Páscoa, para que tudo decorresse dentro da normalidade (possível). Ambas as partes interagiam no processo com grande entusiasmo. Concluídos os trabalhos, os alunos do Centro Escolar foram presenteados, de surpresa, com uma galinha, também ela elaborada a partir de idênticas embalagens, desta feita elaboradas pelos nossos alunos durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Tecnológica, acompanhada do respetivo ovinho de chocolate que fez as delícias dos mais novos.



O dinamizar da atividade permitiu desenvolver e fortalecer competências e habilidades manuais, comunicacionais e de relacionamento interpessoal, em contextos diferentes dos habituais, tendo-se mostrado muito empenhados nesta interação. Foi um dia de partilha, de conhecimento e de crescimento pessoal para todos.


Esta atividade teve igualmente como objetivos consolidar valores básicos de cidadania, promover a articulação entre ciclos, desenvolver o trabalho colaborativo, motivar os alunos para uma maior proatividade e participação na proteção e defesa daqueles que são os valores naturais e ambientais e sensibilizar a comunidade escolar e educativa para a importância da preservação da Natureza. Aproveitamos para deixar aqui uma palavra de gratidão aos(às) professores(as) titulares das respetivas turmas, que tão generosamente acolheram a nossa proposta de atividade, tendo sido uma ajuda preciosa no desenvolvimento da mesma.


As professoras de Cidadania e Desenvolvimento,

Isabel Batista

Maria Ezequiel

Sónia Elias

191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page