top of page
  • Administrador do site

“Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas”


No passado dia 1 de junho, no período da manhã, foi realizado o ato simbólico do hastear da Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas, na Escola Secundária de Valpaços, tendo para tal contado com a presença de várias individualidades, a nível do município e do agrupamento, nomeadamente da equipa de docentes de Cidadania e Desenvolvimento do 7º ano de escolaridade da nossa escola, Isabel Batista, Maria Ezequiel e Sónia Elias bem como um grupo de alunos representantes das diversas turmas.


A cerimónia teve o seu início com um momento musical, o “Hino da Alegria”, interpretado pelos nossos alunos, ao qual se seguiu a intervenção da Senhora Diretora, Dr.ª Alexandra Doutel, da Vereadora do pelouro da Educação, Cultura e Desporto a Dr.ª Teresa Pavão, do Vereador do pelouro do Ambiente, Dr. Engenheiro Jorge Pires e ainda da Co-coordenadora da Divisão dos Espaços Verdes e Salubridade Pública, Engenheira Paula Magalhães.

Seguiu-se o hastear conjunto da bandeira pelos representantes das duas instituições. Para finalizar, os nossos discentes honraram-nos com a declamação, também ela conjunta, do poema “Somos Natureza”, da autoria da professora Cátia Borges, Coordenadora do Projeto Eco-Escolas como forma de sensibilizar para as questões ambientais.


Tendo o programa “Eco-Escolas”, como um dos seus eixos principais de intervenção, o encorajar do desenvolvimento de iniciativas, nomeadamente de projetos interdisciplinares, não poderíamos finalizar sem antes dar especial destaque ao projeto desenvolvido, no presente ano letivo, pela equipa constituída pelas docentes acima mencionadas e alunos das respetivas turmas sob o lema “ERA UMA VEZ UMA HISTÓTRIA…” e em articulação com a disciplina de Educação Tecnológica.

Este projeto tendo em vista a melhoria do desempenho ambiental na escola, mas também fora dela, levou a cabo ao longo de todo o ano letivo, um conjunto de iniciativas, em permanente articulação com o 1º ciclo, e que culminou com a apresentação daquele que foi o seu produto final, uma história coletiva, na versão de áudio-livro, elaborado pelos ditos alunos e sob supervisão das docentes em causa, visando deste modo contribuir para a alteração de comportamentos e seus impactos em termos ambientais, junto de diferentes gerações.

Em suma, e na qualidade de Coordenadora do Projeto Eco-Escolas, um agradecimento especial a esta equipa de docentes e seus alunos pelo trabalho de excelência realizado, em torno do qual tiveram a preocupação de congregar toda uma série da atores, dos diferentes setores da sociedade, conferindo-lhe uma vertente inovadora, em termos de práticas pedagógicas, em prol da necessária criação de hábitos de participação e de cidadania, cujo objetivo principal é o de encontrarmos soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.


Receber este reconhecimento, por parte de quem é, afinal de contas perito nesta área, não só é motivo de orgulho, mas também de grande responsabilidade para todos enquanto comunidade educativa. Nesta medida espero poder continuar a contar com a colaboração de todos em favor desta causa que é a do AMBIENTE.


A Coordenadora do Projeto Eco-Escolas

Cátia Borges

136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page