top of page
  • jtbrilhante

Masterclasses 2020 em Física

Masterclasses 2020 em Física das partículas: ser cientista por um dia … com as mãos nas partículas!
No passado dia 3 de março, os alunos do 12º ano das disciplinas de Química e de Física dirigiram-se ao Instituto Politécnico de Bragança, a fim de participar na atividade “Masterclasses 2020 em Física das partículas: ser cientista por um dia … com as mãos nas partículas!”, resultado de uma parceria entre o IPB e o Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Durante o período da manhã, os alunos assistiram a duas palestras que serviram de base para o trabalho de pesquisa e identificação de partículas realizado ao início da tarde. Para terminar, e como ponto alto deste dia, foi realizada uma videoconferência com dois investigadores do CERN e quatro grupos de Bragança (Portugal), Bern (Suiça), Lund (Suécia) e Mainz (Alemanha). Como moderadores portugueses foram selecionados os alunos Inês Teixeira e Rogério Amendoeira. A participação do grupo de alunos da Escola Secundária de Valpaços destacou-se entre as escolas presentes.

Assim, os alunos participantes destes quatro países tiveram a oportunidade de ser cientistas por um dia, percorrendo as etapas que caracterizam ao dia-a-dia de um cientista: formação, experimentação e divulgação.

Dinamizadores: Prof.as Bertília Alves, Clara Reis, Fátima Marques e turmas 12ºA e 12ºB.



97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page