top of page
  • Administrador do site

O Mundo do Trabalho

Cidadania e Desenvolvimento


No âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, a turma B do 11º ano realizou um estuo alusivo ao tema: ”O Mundo do Trabalho”.


A Educação para o Mundo do Trabalho pretende incentivar os alunos a conhecer, refletir e problematizar conceitos essenciais relacionados com o trabalho digno; segurança e saúde no trabalho; igualdade de oportunidades e não discriminação; transição para o mercado de trabalho.


É importante ter presente o caminho percorrido, em países como Portugal, de conquista de direitos e de melhoria das condições de trabalho. Neste sentido, os alunos realizaram uma pesquisa para recolher informações relativas ao actual mercado de trabalho em Portugal e no mundo.


Após a pesquisa, concluímos que, o mundo do trabalho atual, cada vez mais global, é afetado por importantes e rápidas transformações. A intensificação da transformação tecnológica, das dinâmicas demográficas, das alterações climáticas, da globalização da produção e do consumo, produz impactos profundos nas atividades económicas, incluindo na organização do trabalho e nas relações de emprego. Actualmente, existe mais competição, bem como uma tendência para o sector terciário e para a indústria tecnológica.


Os alunos entrevistaram também alguns Encarregados de Educação que, de uma forma geral, acham que inicialmente era difícil encontrar trabalho, mas conseguia-se estabilidade rapidamente e que a aprendizagem ao longo da vida assume uma importância crescente para transformar novos e velhos desafios em oportunidades, tanto na transição para o mercado de trabalho, como nas várias transições profissionais que ocorrerão ao longo de toda a vida ativa.


Para nós realizar este trabalho foi muito importante, na medida em que ficamos a conhecer a realidade do mundo do trabalho a vários níveis, nomeadamente, em termos de oportunidades, pois estamos numa fase de saída do secundário e temos que começar a pensar na entrada no mundo do trabalho.



Os alunos do 11º B

1.313 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page