top of page
  • Administrador do site

Parlamento dos Jovens (2023/24)




À semelhança de anos anteriores, este ano, o Agrupamento de Escolas de Valpaços participará no programa “Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário”.

O Parlamento dos Jovens é um projeto desenvolvido pela Assembleia da República Portuguesa com os objetivos de promover e incentivar o trabalho democrático nos alunos do Ensino Secundário, simular o processo das Eleições Legislativas de Portugal e debater temas atuais. Este ano, o tema em debate é “Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa ”.


Convidam-se todos os alunos do ensino secundário (regular e profissional) a participar neste projeto. Os interessados deverão contactar a professora Cynthia Coelho (0403@aevalpacos.pt).


Objetivos do Programa: - Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; - Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; - Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; - Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente; - Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais; - Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; - Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.


As listas devem ser entregues, em sobrescrito aberto, na Direção da Escola, até ao dia 11 de dezembro.


A Campanha Eleitoral decorrerá nos dias 16 e 17 de janeiro, realizando-se um debate entre as listas candidatas no dia 17 de janeiro.

As eleições decorrerão no dia 19 de janeiro.

A Sessão Escolar, constituída pelos deputados eleitos, terá lugar no dia 24 de janeiro e tem por objetivo aprovar o Projeto de Recomendação da Escola e eleger os deputados à Sessão Distrital e o candidato à Mesa desta Sessão.

Para saber mais informações clique aqui.

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page