
“Ler fora da Escola” é um projeto da Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a Fundação Belmiro de Azevedo que consiste num trabalho sistemático no âmbito da propedêutica, do treino e da valorização da leitura, a partir de recursos disponibilizados na Plataforma LER, mediante articulação escola/ família a partir da colaboração entre a biblioteca escolar e os docentes. Este ano letivo, o projeto iniciou com o pré-escolar (Etapa Preparar), prevendo-se a partir daqui, uma abrangência progressiva de mais níveis/ anos de escolaridade. No nosso agrupamento irá ser aplicado em 3 escolas (EB de Valpaços, EB de Vilarandelo e EB de Carrazedo de Montenegro) e em três turmas (uma em cada escola) com alunos de 5 anos. Quinzenalmente serão disponibilizados roteiros de atividades (18 ao longo do ano letivo), a concretizar em família. As ações integradas no roteiro serão sempre: ancoradas num texto de fundamentação teórica para os docentes; acompanhadas de todos os recursos necessários para a sua implementação, disponibilizados na Plataforma LER; de aplicação muito intuitiva, para que possam chegar facilmente a todos os tipos de família e associadas a sugestões de livros.

Este projeto iniciou com a realização de uma reunião de pais, nas 3 escolas e as 3 turmas envolvidas, iniciando-se a sessão onde podemos refletir em conjunto com a seguinte questão: Poderão os livros e a leitura contribuir para o bem-estar/a felicidade da Família?

Porquê? Foram várias as respostas e todas elas confluíram no mesmo, a falta de tempo que eles não tem para fazer uma pequena leitura para e com os seus filhos.
O desenvolvimento de hábitos e gosto pela leitura constrói-se dia-a-dia, com a facilidade no acesso a livros e outros materiais impressos que se leem e consultam com regularidade. Foi-lhes apresentado o 1# Roteiro. Neste sentido, apresentamos o 1# Roteiro onde foi sugerido aos pais que criem com os seus filhos um espaço acolhedor e apelativo, com materiais variados de leitura, incluindo livros.
Às vezes a felicidade está mesmo ali ao pé de nós e não a conseguimos enxergar.
Comments