top of page
  • Administrador do site

PROJETO “NÓS E OS LAÇOS”



A Equipa do Projeto “NÓS E OS LAÇOS” vem, mais uma vez, e ainda no âmbito do mês de NOVEMBRO, desta feita relacionada com o NOVEMBRO AZUL, dar conta das atividades desenvolvidas como forma de assinalar mais dois tipos de Cancro, o da Próstata e o do Estômago.


Se em todo o mundo o mês de outubro foi dedicado à saúde da mama, durante o mês de novembro o foco foi a consciencialização para a saúde do homem, muito em especial, a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata e do estômago.



Em relação ao primeiro dizer que se estima que em Portugal, durante o ano 2020, tenham surgido 6.759 novos casos de cancro da próstata e que ainda de acordo com as estimativas (Globocan, 2021) se prevê que em 2040 esse número ascenda a 8.216, o que corresponderá a um aumento de 21,6%. Por sua vez a o cancro do estômago, também chamado de cancro gástrico, pode desenvolver-se em qualquer parte do estômago, e "espalhar-se", ou seja, disseminar-se, através dele para outros órgãos, e que segundo a Dr.ª Isabel Claro, gastrenterologista do Hospital Lusíadas em Lisboa, Portugal conta presentemente com o maior número de mortes por cancro do estômago da União Europeia (EU) ocupando o sexto lugar a nível mundial, sendo a nossa região (norte) a mais atingida, registando inclusive a taxa mais elevada da UE.


Esta doença afeta duas vezes mais homens que mulheres.


Embora não estejam instituídas práticas de diagnóstico precoce do cancro do estômago, a investigação nesta área permite-nos igualmente saber, cada vez mais, sobre as suas causas, a forma como se desenvolve e cresce, no fundo, como progride.

A prevenção deste tipo de cancro passa sobretudo pela prática de hábitos saudáveis, como manter uma dieta equilibrada, rica em peixe, aves, fruta e vegetais, e livre de alimentos fumados, salgados ou conservados em vinagre, bem como carnes gordas e seus derivados, a par com o abandono o consumo de tabaco (NOVEMBRO BRANCO) e álcool, cuidados que deverão ser complementados pela prática regular de exercício de forma a controlar o peso.


Neste sentido a PREVENÇÃO, continua a revestir-se de particular importância, quer na deteção precoce da doença quer no próprio tratamento em si, visando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas durante e após o tratamento.


E porque acreditamos verdadeiramente, formandos(as) e formadores(as) da área da saúde, que só através de atitudes proativas de comprometimento com a saúde individual, mas também coletiva conseguiremos fazer a diferença nas estatísticas, levamos a cabo, os formandos(as) do 10º, 11º e 12º anos, durante este mês que agora finda, junto das diversas turmas da escola secundária, pequenos “briefings” sobre a importância da Prevenção na luta contra o cancro da Próstata e do Estômago, acompanhados dos habituais laços, azuis escuro, para o Cancro da Próstata, a par com bigodes, e de laços azuis bebé, para o Cancro do Estômago, juntamente com a distribuição de flyers sobre as temáticas em questão.


Por último relembrar que connosco colaboram os docentes e formandos do Curso Profissional de Informática na idealização e construção dos materiais quer de divulgação quer de informação que tem vindo a ser distribuídos à comunidade.


A COORDENADORA DO PROJETO

Maria Ezequiel

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page