:: SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE - EQAVET ::
O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET - European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de Educação e Formação Profissional ferramentas comuns para a gestão da qualidade.
O Agrupamento de Escolas de Valpaços encontra-se em processo de desenvolvimento do sistema de garantia da qualidade alinhado com o Quadro EQAVET, tendo como referência a missão, visão e valores, constantes do seu Projeto Educativo.
Por seu turno, este processo é sustentado por práticas de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa.
Este processo desenvolve-se em 4 Fases

PLANEAMENTO
Definir metas e objetivos apropriados e mensuráveis

IMPLEMENTAÇÃO
Estabelecer procedimentos que assegurem o cumprimento das metas e objetivos definidos;

AVALIAÇÃO
Desenvolver mecanismos de recolha e tratamento de dados que sustentem uma avaliação fundamentada dos resultados esperados;

REVISÃO
Desenvolver procedimentos para atingir os resultados ainda não alcançados e/ou estabelecer novos objetivos em função das evidências geradas, de forma a garantir a introdução das melhorias necessárias
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O que é o RVCC?O RVCC é o "Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências", que reconhece e valida saberes e competências adquiridas ao longo da vida, atribuindo ao adulto uma certificação de nível básico ou secundário e ainda profissional. É dirigido aos adultos que não completaram o percurso escolar obrigatório, permitindo-lhes validar e certificar os seus conhecimentos escolares, profissionais e outros, que adquiriram ao longo da vida e em diferentes contextos (pessoais, sociais e profissionais).
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Que certificação posso obter?A validação dos conhecimentos e competências, permite obter uma certificação equivalente aos 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade. O mesmo candidato pode ainda desenvolver em simultâneo, um processo de RVCC Escolar e Profissional (RVCC de Dupla Certificação).
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Quando posso iniciar o processo de RVCC?Pode iniciar em qualquer altura, assim que o desejar, dirigindo-se ao nosso Centro Qualifica e preencher um formulário de inscrição.
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Onde posso reconhecer, validar e certificar as minhas competências?No Centro Qualifica do nosso agrupamento que é uma entidade acreditada, onde existe uma equipa de profissionais que acompanha os adultos no processo de reconhecimento, validação e certificação do conjunto de competências que se vão desenvolvendo em diferentes contextos (formais, não formais e informais).
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Como efetuo o reconhecimento das minhas competências?Através da construção de um portefólio reflexivo de aprendizagens (PRA). A equipa de profissionais acompanha o adulto desde que é iniciado o processo de reconhecimento de competências até que o mesmo esteja totalmente terminado.
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Como é efetuada a validação das minhas competências ao nível dos, 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade?A validação faz-se em função do Referencial de Competências Chave que identifica diversas áreas: Nível Básico – Cidadania e Empregabilidade (CE); Linguagem e Comunicação (LC); Matemática para a Vida (MV) e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Nível Secundário – Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC); Cidadania e Profissionalidade (CP); Cultura, Língua e Comunicação (CLC)
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O que é a Formação Complementar?De acordo com as necessidades do adulto, há recurso a uma formação complementar interna ou externa no mínimo de 50 horas.
João Barrigas
Presidente do Conselho Geral do Agrupamento e Responsável da Equipa.
Sónia Teixeira
Adjunta da Diretora.
Aldina Paulo
Adjunta da Diretora e membro da Equipa de Autoavaliação do Agrupamento.
Ana Loreiro
Coordenadora dos Cursos Profissionais.
António Barroso
Responsável da equipa TIC e membro da Secção de Avaliação do Conselho Pedagógico.