3º ano em funcionamento

Técnico Auxiliar de Geriatria *

* Cursos autorizados em rede.

Área de Educação e Formação: TRABALHO SOCIAL E ORIENTAÇÃO

Perguntas frequentes (FAQ)

O(A) Técnico de Geriatria é o profissional que:


  • Presta cuidados de apoio direto ao idoso, em contexto domiciliar e institucional, tendo em consideração os objetivos definidos pela equipa técnica local e os princípios deontológicos de atuação.




Atividades Principais:


  • Prestar/ auxiliar nos cuidados de higiene, eliminação e conforto do idoso, nos diversos contextos de atuação.
  • Acompanhar e apoiar o idoso nas diversas atividades de vida diária.
  • Auxiliar os profissionais responsáveis nos cuidados de alimentação, aplicados aos idosos com dependência funcional, temporária ou permanente.
  • Participar no planeamento e desenvolvimento de atividades básicas de animação e entretenimento e de estimulação dos domínios cognitivo, social e motor, de acordo com as capacidades, necessidades e interesses do idoso.
  • Avaliar a informação obtida através de instrumentos técnicos aplicados por especialistas, para melhor conhecimento do perfil funcional do idoso, e consequente adequada prestação de cuidados.
  • Estabelecer a articulação com a equipa técnica responsável, a fim de reportar a evolução do estado físico, psíquico e emocional, situações anómalas e/ou agravamento do estado de saúde o idoso, tendo em consideração as orientações e procedimentos definidos pela equipa técnica.




Saídas Profissionais:


Hospitais Públicos e privados, Centros de Saúde

  • Clínicas Privadas

  • Lares de Terceira Idade, Centros de dia

  • Unidades de Cuidados Continuados

  • IPPS’S /centros de acolhimento e residência de crianças

  • Unidades de Cuidados Domiciliários




Como se organiza a Estrutura Curricular?


Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno. O plano de estudos inclui três componentes de formação:
1) Sociocultural;
2) Científica; 3) Técnica.
A componente de formação Técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho.




Qual a certificação?


Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional o aluno obtém o ensino secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.




O prosseguimento de estudos/formação é possível?


A conclusão de um Curso Profissional permite o prosseguimento de estudos/formação num Curso de Especialização Tecnológica ou o acesso ao ensino superior, mediante o cumprimento dos requisitos previstos no regulamento de acesso ao ensino superior.





Plano Curricular do Curso - 3 anos

PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

Portaria n.º 235-A/2018 de 23 de agosto

ALGUNS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Paciente e Enfermeira

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno. A FCT realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.

ALGUMAS EMPRESAS PARCEIRAS DA FCT

Localização

Contactos

Tel : (+351) 278 717 163
Fax : (+351) 278 717 165
Email : aev@aevalpacos.pt

Morada

Avenida Estádio da Cruz
5430-461 Valpaços - Portugal

© Copyright 2017 por AEV