top of page
  • Administrador do site

Agrupamento de Escolas de Valpaços – Celebra Dia Da Europa


A 9 de maio, de 1950, o ministro dos negócios estrangeiros francês Robert Schuman apresentou, pela primeira vez, publicamente, as ideias que conduziram à União Europeia. Por essa razão, o dia 9 de maio é celebrado como o aniversário da UE.


Neste sentido, e para assinalar esta data a turma E do 11º ano dos Cursos Profissionais, no âmbito da disciplina da Área de Integração organizou uma atividade “Eu: Um longo período de História, estórias e geografia…”, dirigida aos alunos do 4º ano, turmas A e C.



Desta ação constou a visualização de dois vídeos, um sobre o dia 9 de maio, apresentado pela aluna Cínthia Magalhães, e outro sobre os símbolos da EU, apresentado pelo aluno Rafael Pinto, durante os quais os alunos tiveram oportunidade de participar ativamente e de forma motivada e motivadora para os alunos dinamizadores.


Posteriormente, os alunos de 4º ano foram chamados a participar num passatempo que incluía uma ”sopa de letras” onde tinham que descobrir a capital dos países integrantes da UE. Para os motivar foram distribuídos “uns rebuçadinhos” e respetivas bandeiras em miniaturas pelos restantes alunos da turma.


Esta ação promoveu a articulação entre ciclos, o trabalho colaborativo e a articulação interdisciplinar, bem como sensibilizar e consciencializar a comunidade escolar para as questões da cidadania europeia.


As Professoras

Fátima Caetano

Cátia Borges

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page