Alunos do 11.º ano viveram experiência interdisciplinar numa Visita de estudo Interdisciplinar “Com EMRC vou mais longe”
- Administrador do site
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Nos dias 20 e 21 de março de 2025, os alunos das turmas A a F do 11.º ano do Agrupamento de Escolas de Valpaços participaram na visita de estudo “Com EMRC vou mais longe”, uma atividade interdisciplinar integrada no Plano Anual de Atividades, envolvendo as disciplinas de EMRC, Biologia e Geologia, e Física e Química.
Sob a orientação dos formadores Fernanda Guerra, José Paulo Rogão, José Peixoto e Marlene Melo, e das professoras Beatriz Esteves e Cynthia Coelho, os alunos embarcaram numa jornada de dois dias que combinou conhecimento científico, contacto com o património natural e momentos de convívio e desenvolvimento pessoal.
Os alunos iniciaram a visita no Funpark, em Fátima, onde participaram em diversas atividades de aventura ao ar livre, como Paintball, Peddy Paper, Slide e Corrida no Kartódromo, promovendo o espírito de grupo e o bem-estar emocional. O dia terminou com um jantar-convívio, e a visita ao Santuário de Fátima foi cancelada devido ao mau tempo.
No segundo dia, apesar da chuva ter impedido a visita ao Miradouro da Fórnea, os alunos assistiram, a partir do autocarro, a explicações do Espeleólogo Vítor Amendoeira sobre a formação geológica da zona. Seguiu-se a visita às Grutas de Mira de Aire, onde observaram estalactites e estalagmites, e ao Centro de Ciência Viva dos
Olhos d’Água do Alviela, onde participaram em atividades laboratoriais e percursos interpretativos relacionados com a geologia e biodiversidade da região.
A visita ao Monumento das Pegadas de Dinossauros também foi cancelada por razões climatéricas. O regresso a Valpaços ocorreu ao final da noite, após paragem para jantar em Vila Real.
Esta atividade foi considerada muito positiva e enriquecedora, proporcionando aprendizagens significativas, contacto com o património natural e científico, e momentos de convívio que reforçaram os laços entre alunos e docentes.
(Os Formadores/Professores)
Comments