top of page
  • Administrador do site

“CANTAR AS JANEIRAS”

No dia 23 de janeiro os(as) formandos(as) das três turmas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde,  juntamente com os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Escola Secundária de Valpaços, acompanhados por um conjunto de docentes,  levaram a cabo no âmbito do Projeto “Ser Humano é…” mais uma iniciativa, desta feita intitulada “SER HUMANO É…”SER CUIDADOR.



Cuidador na medida em que procuramos proporcionar aos idosos dos principais Estabelecimentos Residenciais para Idosos (ERPI) e aos utentes da APPACDM de Valpaços, um momento de convívio intergeracional para, por um lado, reavivar, através do cantar as Janeiras, as nossas tradições e memórias e por outro lado, fazê-los sentir-se parte integrante da Comunidade e merecedores de todo o nosso carinho e atenção, acreditando que através de pequenos gestos como estes podemos fazer a diferença.

Com base na premissa do “SER HUMANO CUIDADOR” todos(as) os(as) utentes dos diversos estabelecimentos tiveram ainda direito a um “miminho” da nossa parte, traduzido na oferta de um par de meias, enquanto símbolo do nosso carinho e especial cuidado para com esta franja populacional tantas vezes esquecida pela sociedade e pela própria família e com a qual tanto temos ainda para aprender.



Enquanto membros da Equipa do Projeto, e em representação de toda a nossa comunidade escolar, procuramos materializar o ensinamento basilar da lei do retorno que nos incute o espírito de que TODOS OS SERES HUMANOS devem ser tratados com amor, pois tudo o que damos com AMOR retorna a nós multiplicado.

Esta iniciativa só foi possível, graças aos fundos monetários conseguidos com a realização da “Feira dos Produtos da Terra” levada a cabo com base nos produtos gentilmente doados pelas famílias dos nossos alunos.

A verdade é quando se dá de forma gratuita e genuína, coisas maravilhosas acontecem. Pois também nós fomos agraciados com “miminhos doces” e momentos de confraternização com os utentes das diferentes instituições. 

Sensibilizar os jovens, em particular, este grupo de alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, para a importância de ser CUIDADOR, não só a nível profissional, mas também nas relações interpessoais que estabelecemos no dia-a-dia das nossas vidas, é de fundamental importância.

Esta iniciativa teve o seu desfecho com o “Cantar as Janeiras” também a outras entidades parceiras, nomeadamente à Câmara Municipal e à Santa Casa da Misericórdia de Valpaços as quais não poderiam igualmente ser esquecidas.

 

Em nome da Equipa

Maria Ezequiel

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page