top of page
  • Administrador do site

CONCURSO EMPREENDEDORISMO ESCOLAR



“Agrupamento de Escolas de Valpaços selecionado para a 2ª fase do Concurso Nacional de Empreendedorismo”

No âmbito de um projeto de cidadania na disciplina de economia do Agrupamento de Escolas de Valpaços, foi este Agrupamento recentemente distinguido no Concurso Nacional de Empreendedorismo “Júnior Achievement Portugal”, como escola selecionada para a 2ª fase do Concurso de Inovação e Criatividade Empresarial, a decorrer em abril, na aula magna da UTAD.

O promotor do projeto, professor João Franco, docente da disciplina de economia do referido agrupamento, lançou o desafio no início do corrente ano letivo, à turma de 10ºano com opção da disciplina de economia, que prontamente acedeu à proposta.

O Agrupamento de Escolas de Valpaços concorreu com duas ideias de negócio inovadoras e ambas foram selecionadas para seguir em frente. No âmbito das disciplinas de economia, inglês e português, a turma de 10ºC concorreu com 2 equipas de alunos, aplicando técnicas de economia e gestão, culminando em dois planos de negócio distintos. Foi uma atividade interdisciplinar que consta do plano de atividades do Agrupamento.

Para a aplicação das técnicas de gestão e economia inerentes ao processo de constituição da ideia, socorreram-se da plataforma online Dreamshaper, ferramenta de aprendizagem baseada em projeto e trabalho colaborativo.

Ambas as ideias preconizam valores de literacia financeira, sustentabilidade ambiental e inclusão.

A 1ª ideia resulta no aproveitamento de 1 recurso alimentar endógeno da região de Valpaços, o mel. “Hcubes” é uma empresa que consiste em oferecer alternativas saudáveis e naturais ao açúcar, promovendo assim um estilo de vida equilibrado e sustentável, com a venda de cubos de mel desidratados para o uso diário (na substituição do açúcar no café, chá, entre outras bebidas), preservando valores de inclusão e sustentabilidade ambiental.

A 2ª ideia, empresa designada “Young Service Vision”, foi criada tendo como objetivo dotar os jovens de maior literacia financeira, através da autonomia profissional. Funciona em formato de aplicação, de fácil utilização, prestando um serviço à comunidade local, valorizando a sustentabilidade ambiental e inclusão social.

Ambos os projetos tiveram como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Valpaços e a empresa “Mel Rainha” de Valpaços.

Este trabalho só foi possível devido ao apoio da Direção do Agrupamento de Escolas de Valpaços e respetivo corpo docente do 10ºano turma C.

109 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page