A terceira quinta-feira de novembro é consagrada, pela UNESCO, como o Dia Mundial da Filosofia.
A ideia é convencer os vários países que a aprendizagem da Filosofia é importante para a formação dos cidadãos, em que o diálogo, o espírito crítico, o rigor conceptual, a problematização e a argumentação são fundamentais não só para uma organização democrática das sociedades, como também para uma consciência plena da humanidade de cada pessoa.
No AEV a comemoração já começou, com uma exposição de livros na Biblioteca da Escola Secundária, com a criação de frases pelos alunos sobre a importância da Filosofia, sobre o futuro do ser humano e sobre o que é a Filosofia, como o texto que se segue.
O que é a Filosofia?
«A Filosofia é uma atividade de investigação de conceitos e problemas. Não desprezando a lógica empírica, a filosofia baseia-se no pensamento e no sentido lógico dos conceitos. O étimo grego da palavra “filosofia” é “philos” (atração por) e “sophos” (sábios). Sócrates é considerado o pai da filosofia por ter um sentido crítico bem apurado, por tentar encontrar bons fundamentos para defender as suas teorias e dizemos então que ele tinha atração por saber. Mas claro que Sócrates não era aceite na sociedade em que estava inserido, porque naquela época a atitude dogmática predominava.
A filosofia exige do filósofo o poder argumentativo, o pensamento lógico apurado e o sentido crítico. Com estes três pilares o filósofo tem de conseguir identificar problemas, formular teorias para tentar responder a esses problemas e argumentar para justificar tais teorias. Em oposição aos sophos – os sábios que julgam saber –, os filósofos sentem a atração pelo saber, são curiosos e investigam os problemas.
Para finalizar, a filosofia não é uma ciência exata e não há teorias erradas, a não ser que sejam completamente absurdas; há sim teorias mais completas ou menos completas; mais próximas ou mais afastadas da verdade.»
Eduardo Peixoto, 10º B
Comentarios