INAUGURAÇÃO DA “COZINHA EDUCATIVA” Misturar Sabores, Construir Inclusão
- Administrador do site
- há 3 dias
- 3 min de leitura

No passado dia 12 de dezembro, pelas 10h30, realizou-se, na Escola Básica Júlio do Carvalhal, a inauguração da Cozinha Educativa, um espaço de cariz pedagógico e formativo. O dia anterior foi dedicado à preparação do evento, contando com a colaboração dos alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem, da professora Elisabete Escudeiro e da professora Fátima Santos, a qual, apesar de neste ano letivo não lecionar neste agrupamento, fez questão de estar presente por se ter associado a este projeto no ano letivo anterior.
A sessão de inauguração teve início com palavras de agradecimento proferidas pelo Sr. Subdiretor do Agrupamento, Professor Arnaldo Mourão, dirigidas a todos os que contribuíram para a concretização deste projeto.
Seguiu-se o “Show de Panela – Interculturalidade”, que consistiu na confeção da “tarte Castanhas à Nossa Moda”.
Entre os 15 ingredientes utilizados, destacaram-se produtos do nosso concelho, como castanhas, azeite, mel, amêndoas e romã... A “estrela” central do espetáculo foi, naturalmente, a PANELA. Sob o olhar atento dos convidados — alunos, professores e assistentes operacionais —15 alunos das turmas 5.ºA, 5.ºC, 5.ºD, 6.ºB e 6.ºD, de diferentes nacionalidades (francesa, chinesa, ucraniana, brasileira, suíça, andorrana, colombiana e portuguesa), ao som de uma música contagiante, contrastando entre uma adaptação de um trecho da obra- prima de Beethoven e um ritmo alegre e divertido, dirigiam-se à panela, próximo da qual diziam as seguintes palavras: “Eu sou… (nome do aluno), sou….(nacionalidade), trago …..(nome do ingrediente em português e na sua Língua de origem- isto quando os nervos se libertavam um pouco mais).
Após todos os ingredientes introduzidos e bem misturados na panela e a massa disposta na tarteira, esta foi levada a cozer no forno, adquirido no ano letivo anterior. De seguida, deliciámo-nos com um belo lanche convívio, com diversas iguarias (rissóis e croquetes caseiros, bolos, canapés, pudim de dióspiro, “brigadeiros do Brasil”, queijadinhas, pinheirinhos de Natal com fiambre e queijo, pão com azeitonas, folar feito no dia anterior…), confeccionadas pelas professoras e alunos, mais directamente envolvidos.
Na preparação desta atividade, foi com grande satisfação que observámos o empenho dos alunos para que tudo decorresse da melhor forma. Para além de sensibilizar o Agrupamento e as entidades locais para a necessidade de instalação de água, esgoto e uma tomada elétrica na cozinha, os objetivos foram mais ambiciosos: proporcionar momentos de verdadeiro acolhimento e inclusão de alunos provenientes do estrangeiro e criar oportunidades para que os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem colocassem em prática conhecimentos adquiridos no âmbito deste projeto.
Apesar de algum nervosismo inicial, os alunos revelaram grande entusiasmo e felicidade ao apresentarem a atividade aos colegas e ao público. O evento foi, sem dúvida, um sucesso.
Lamentamos apenas a ausência de alguns convidados, pois gostaríamos de ter tido a oportunidade de:
- Agradecer pessoalmente a todos os que apoiaram e continuam a apoiar este projeto;
- Dar a conhecer, in loco, as atividades desenvolvidas, promotoras de aprendizagens reais, dinâmicas, significativas e inclusivas;
- Evidenciar o envolvimento dos alunos cujos currículos integram áreas de cariz mais funcional e prático, no âmbito das medidas educativas que frequentam.
Encontramo-nos muito satisfeitos com o resultado alcançado e esperamos continuar a contar com o apoio e a colaboração de toda a comunidade educativa e envolvente, de forma a garantir o funcionamento pleno, seguro e confortável da nossa Cozinha Educativa.
Ah! Não podíamos terminar sem referir que a tarte, produto final do Show de Panela, ficou uma verdadeira DELÍCIA!
Muito obrigada a todos os que contribuíram para a preparação e realização desta atividade.
Bem hajam.
Continuaremos a dar notícias…
Desejamos a todos Boas Festas, com uma cozinha em movimento e bem recheada!
Docentes de Educação Especial/ Escola Básica Júlio do Carvalhal
Julieta Magalhães e Sofia Reis
































Comentários