- Administrador do site
Projeto “Renascer”
No âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento e o programa Eco-Escolas, a turma do 10º D lançaram-se numa missão de viver uma vida mais ecológica, verde e sustentável, substituindo os produtos convencionais e com toxinas nocivas (para nós e para o ambiente) por produtos ecológicos. A primeira etapa foi escolher produtos que utilizam matérias-primas saudáveis e sustentáveis.
No dia 6 de abril, alunos e professores visitaram a empresa local, Terra Rústica que produz sabonetes de azeite, valorizados pelos seus utilizadores, respeitando a natureza na sua totalidade (ambiente, gente e cultura). A proprietária, Nair Cristina Tete viajou e viveu por todo o mundo. Trabalhou num Banco de Diamantes em Antuérpia e foi piloto de aviões antes de regressar à pátria da sua família para se instalar em Vilarandelo. Reinventou-se novamente e criou produtos artesanais, inspirados na natureza e em toda a sua vivência pelo mundo. Conhecemos o seu espaço comercial (oficina) e todo o processo da saponificação, corte e embalamento dos sabonetes.
Fotografias: Liliana Chaves (PIICIE)
Com o apoio da Nair Tete, a turma decide criar um sabonete inspirado em produtos marcantes da História do concelho, o azeite e o vinho. Produtos valorizados por várias culturas e civilizações, como os muçulmanos e romanos, passando de geração em geração. Tendo como objetivo de valorizar o passado e o ambiente, nasce os sabonetes “Renascer”. Relembrando o movimento cultural e intelectual do Renascimento, onde o Homem renasce com o alargamento do conhecimento do mundo. Hoje, vamos “RENASCER” para a consciencialização ambiental com o conhecimento que temos sobre as alterações climáticas.
Na manhã do dia 10 de maio, os alunos organizaram uma oficina na sala de química e com a Nair Tete foram criados os sabonetes “Renascer”. A Dr.ª Cátia Mata, do Gabinete de Comunicação, Imagem e Multimédia do Município de Valpaços associou-se ao evento, no sentido de apoiar os alunos para a redação da notícia e entrevista à Nair Tete.
O envolvimento dos alunos neste projeto foi o elemento necessário para o desenvolvimento de aprendizagens de carácter interdisciplinar e de trabalho colaborativo, valorizando-se o intercâmbio de saberes e de experiências.
Fotografias: Cátia Mata
Mais novidades em breve…
Beatriz Cardoso (10º D)