top of page
  • Administrador do site

VISITA DE ESTUDO - VILA NOVA DE FOZ DE CÔA


Decorreu nos dias 29 de Março (última semana do 2º período) e 26 de Abril (segunda semana do 3º período), a visita de estudo a Vila Nova de Foz de Côa.


Face à especificidade desta visita e para atingir de forma mais efetiva os objetivos a que nos propusemos, optou-se pela separação das turmas em dois grupos. Assim, no dia 29 de março participaram as turmas do 11ºE, 10ºA e 10ºB, com respetivamente 5, 10 e 15 alunos – total = 30 alunos.


No dia 26 de Abril participaram as turmas do 10ºE, 10ºC e 10ºD, com 11, 10 e 4 alunos – total= 25 alunos.


Cada grupo foi acompanhado por cinco professores (representante da direção do agrupamento; responsável pela organização da visita; Diretores de Turma ou representantes).


Na visita do dia 29 de Março os alunos visitaram o Centro de Alto Rendimento de Remo / Canoagem; almoço volante no Jardim; Visita à Igreja Matriz; Visita ao Museu de Arte Rupestre e Oficinas, e finalmente passagem pelo Parque de Lazer da Foz do Sabor.

Por necessidade de ajuste do programa (em virtude de um grupo numeroso de atletas estrangeiros no centro), o segundo grupo visitou o cais junto à Barragem do Pocinho, onde os atletas realizam o seu treino. Por se ter prolongado um pouco mais inviabilizou a visita à Igreja Matriz, com vista ao cumprimento do horário de visita ao Museu.



Esta visita foi programada tendo por base a interdisciplinaridade e a importância atual da Atividade Física / Desportiva na qualidade de vida da população. Procurou-se também consciencializar os alunos da importância hoje dada ao aproveitamento dos recursos naturais e paisagísticos, como promotores da atividade física e desportos de natureza e, concomitantemente, de hábitos de vida saudáveis. Consciencializar ainda para o investimento que o estado / autarquias hoje dedicam a projetos de intervenção na natureza, pois compreendem que são os meios potenciadores de excelência na promoção da saúde física e mental, mas também da divulgação dos recursos endógenos (gastronómicos, culturais e paisagísticos).


Para todas as turmas, em particular para os 10º e 11º Cursos Profissionais de Auxiliar de Saúde, compreender esta interligação entre a atividade físico/desportiva, os espaços de natureza e a saúde física e mental, será de grande importância para eles próprios, enquanto usufruidores, mas também nas suas carreiras profissionais, sejam elas ligadas à saúde, à educação, no trabalho com crianças ou idosos.


Pelo feed-back acreditamos que os objetivos a que nos propusemos foram plenamente atingidos. Na passagem por Foz de Côa e pelos diferentes espaços que visitámos, os alunos souberam dignificar o Agrupamento de Escolas de Valpaços

Um agradecimento muito especial a todos os colegas que participaram e valorizaram esta visita e em particular ao nosso colega Paulo Tina pela sua disponibilidade e calorosa receção, na visita guiada ao Centro de Alto Rendimento de Remo. Agradecemos também o total apoio e incentivo da direção do Agrupamento e ao Conselho Pedagógico pelo voto de confiança na aprovação da mesma.


José Mimoso

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page