top of page
  • Nuno Monteiro

Separação seletiva de resíduos

Separação seletiva de resíduos

Trabalho coletivo de construção de caixotes e exposição no palco da escola

Foram construídas dezenas de caixas com os mais variados feitios - os alunos que se quiseram envolver na sua feitura foram criativos e audazes; lerão nas entrelinhas deste texto a nossa admiração e entusiasmo contagiante.

Para quem faltou à visita (que se impunha), no palco do polivalente da escola, desde o dia 05 de junho até ao fim, à exposição de caixotes, ficam também estas palavras de incentivo: todo o mundo precisa associar-se a um movimento pela valorização dos resíduos – além de salvar o mundo, cada um está a acumular um sorriso – sorrimos cada vez que deixamos uma marca positiva, de cada vez que vemos valorizado o nosso trabalho.

Mais que um trabalho escolar, cada caixa – os alunos construíram caixas imaginativas que serão no próximo ano espalhadas pela sala de aulas, é um feitio que se constrói, um ego que se alimenta e um cidadão que se complementa. Bem-haja aos miúdos que se deixaram envolver neste projeto. Por favor, não esquecer que as caixas serão para o ano caixotes e como caixotes, servirão para recolher os resíduos certos – não quereremos, findo o trabalho de construção e de exposição que tais caixas não cumpram a sua missão e não recolham os lixos respetivos.

Nossa obrigação enquanto educadores – dar os parabéns a todos os que ergueram a exposição, relembrar a exposição enquanto tal e deixar de viva voz o seguinte aviso: nestas coisas é sempre mais fácil construir um caixote que dar-lhe bom uso. Por isso não se esqueça o senhor aluno, ainda que esteja a correr pelo recreio ou ainda que lhe faltem dezenas de metros de trabalhos de casa – separar seletivamente vai salvar-nos; este trabalho (um endurance dos mais árduos) só acabará quando cada um tiver bem presente a necessidade de respeitar (usando) estes caixotes.

Palavra de apreço aos moços e moças do curso Profissional de Gestão de Ambiente que foram quem criou a exposição no palco, entre outros pequenos/grandes afazeres.

A todos, agradece-vos a Escola e o Planeta. Em partes quase iguais.

Por, Nuno Monteiro

Grupo de Biologia e Geologia

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page