top of page

Projeto Cozinha Educativa: o caminho!


ree

Antes de mais, recordamos o que se passou no ano letivo anterior, nomeadamente os gestos de solidariedade, generosidade e partilha que marcaram o arranque deste projeto. Foi algo extraordinário e inesquecível!...     No presente ano letivo, prosseguimos com o desenvolvimento da iniciativa e queremos partilhar os nossos passos com a comunidade escolar, que tanto nos tem apoiado nesta empreitada.Desta feita, tivemos o valioso envolvimento da empresa Pingo Doce, através da senhora Maria da Luz Teixeira, que generosamente doou um valor monetário que permitiu a construção do móvel para encastrar o forno eléctrico, equipado com pia e torneira – já instalado pela Carpintaria Magalhães, de Vilarandelo na Sala de Apoio à Aprendizagem da E.B. Júlio do Carvalhal. Também o Intermarché se associou a esta causa, com a oferta, por parte do senhor Ricardo Vaz, de um kit de tachos e panelas, bem como de uma batedeira elétrica. Salientamos que tudo isto só foi possível graças ao professor Mário Cardoso (que lecionou no nosso Agrupamento no ano letivo anterior), que intermediou todos os contactos necessários e imprescindíveis.


A nível da decoração contámos com a dedicação e empenho dos nossos alunos, com a colaboração da professora Isabel Magalhães e do professor Marco Paulo dos Santos.      A todos, o nosso agradecimento sincero e profundo agradecimento. Muito obrigado!     Pretendemos agora avançar com atividades dirigidas aos alunos do nosso Agrupamento, realizadas por eles de forma envolvente e ativa.

Exemplos incluem o “Show de Panela – Multiculturalidades”, workshops temáticos, comemorações de datas festivas, preparação de pratos tradicionais e muitas outras iniciativas. Acabamos por envolver a comunidade educativa e, sempre que possível, alargar as propostas para além do nosso concelho. Estas atividades, para além de promoverem o sentido de pertença – uma palavra tão atual –, constituem um espaço de aprendizagem ativa e interdisciplinar.


Ao seguirem receitas, planificarem tarefas e resolverem imprevistos, os alunos desenvolvem de forma natural e intencional as suas funções executivas, como a memória de trabalho, a inibição comportamental, a flexibilidade cognitiva, o raciocínio e a capacidade de planear e resolver problemas.


   Para já, e para o pleno funcionamento do projeto, falta apenas a instalação de um tubo de esgotos e a canalização de água proveniente do refeitório contíguo à nossa sala, o mais urgente possível. Estamos convictos de que encontraremos os apoios certos e necessários para prosseguir neste caminho, cujo maior desafio é, sem dúvida, a educação inclusiva. Entretanto, em pleno espírito de Halloween, quisemos testar o forno elétrico e preparamos umas belas e deliciosas “Vassourinhas de bruxa- Halloween”, que foram um êxito absoluto!!! Uma vez mais, um bem-haja a todos!Finalizamos com algumas fotos de alguns passos…e, para os mais gulosos, partilhamos a nossa receita de Halloween.

 

- Alguns passos na instalação da cozinha:




ORGULHOSAMENTE, A COZINHA EDUCATIVA… que queremos INCLUSIVA!

 

     

Educação Especial (EB2 Júlio do Carvalhal)

 

Comentários


imagem (6).png
Europeanbadge.png
etwinning.png
logo_escola_saudavel.jpg
es_logo_high_res.png

Obrigado pela sua subscrição!!

Localização

Contactos

Contactos Movéis

Morada

Avenida Estádio da Cruz
5430-461 Valpaços - Portugal

Tel : (+351) 278 717 163
Fax : (+351) 278 717 165
E-mail: geral@aevalpacos.pt

Direção : (+351) 961519638
Secretaria : (+351) 961519541

 

© Copyright 2017 por AEV

bottom of page