Uma Jornada Interdisciplinar pela Tecnologia, Arte e História com os alunos do 8º Ano
No âmbito do Plano Anual de Atividades (PAA), os alunos do 8º ano do nosso agrupamento, no âmbito das disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, e Física e Química, embarcaram, no dia 22 de março, numa visita de estudo à histórica cidade de Chaves. Acompanhados pelas docentes Ana Carreira, Maria Ezequiel, Nina Diogo e Eduarda Martinho, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar diversos locais de interesse cultural e histórico, com um foco especial na utilização da tecnologia na transformação de materiais na Empresa FLAVIARTE, onde os alunos ficaram a conhecer o processo de criação e produção de diferentes artefactos de cimento. Já no Museu Flaviense os jovens exploraram a riqueza histórica da região, desde os tempos romanos até os dias atuais. As exposições abrangem artefactos arqueológicos, arte sacra e elementos da vida quotidiana. Por sua vez no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso os alunos apreciaram obras de artistas contemporâneos, refletindo sobre as diferentes expressões artísticas e as suas mensagens inclusive como a tecnologia influencia a criação e a exibição da própria arte contemporânea.
Por último a visita ao Museu das Termas Romanas transportou-os numa viagem no tempo, às antigas termas romanas, onde tiveram ocasião de percepcionar a importância da água e da saúde na sociedade romana. Através de dispositivos interativos, os alunos puderam ainda aprofundar o seu conhecimento e compreender melhor a vida dos romanos e a forma como o recurso às termas integrava o seu quotidiano.
A atividade interdisciplinar proporcionou uma experiência enriquecedora, permitindo aos estudantes conectar conhecimentos de várias áreas e compreender a interligação entre arte, ciência, história e tecnologia. A reação global dos alunos foi de completo entusiasmo e curiosidade, demonstrando como as visitas de estudo podem inspirar a aprendizagem muito para além das salas de aula.
A Equipa Dinamizadora
Ana Carreira; Eduarda Martinho; Nina Diogo e Maria Ezequiel
Comentários